domingo, 23 de outubro de 2016

Entrevistas

                                                Idoso

Eliete De Lima é uma senhora de 61 anos, nascida em Américo Brasiliense porém mora na cidade de Rincão há 54 anos. Atualmente, Elite De Lima esta aposentada e irá nos contar um pouco sobre o tempo que passa nessa cidade.






  • No decorrer do tempo, quais foram as principais mudanças no Taquaral ?

Asfalto; acesso a meios de comunicação; só havia uma escola, hoje temos creches e construção de postos de saúde.


  • Como era a escola ?

As crianças entravam na escola com 7 anos e quando chegavam na 8° série faziam o colegial todos juntos.


  • Como era a educação ? Boa ou ruim ?

A educação era péssima pois não tinham muitos alunos, e era uma sala só.


  • Onde seus pais trabalhavam ?

Na agricultura


  • Como era o mercado de trabalho da época ? 

O único mercado que tinha era o da agricultura. Passado alguns anos vieram as olarias e os portos de areia 


  • Você prefere Rincão antigo ou atual ? Porque ?

Atual. A educação esta melhor, o mercado de trabalho aumentou, surgiram projetos voltados a população .


  • Você acha que os jovens de hoje tem futuro se continuarem morando na cidade ?

Sim, se forem atras de cursar alguma faculdade, terão um ótimo futuro 


                                              Jovem

Monique Martins é a entrevistada que irá nos contar um pouco de sua experiência em Rincão e suas perspectivas desta bela cidade onde mora. Monique Martins é nascida na cidade de São Carlos, mas atualmente mora em Rincão há nove anos. Com 23 anos, Monique Martins é praticante e professora auxiliar de karatê. “Tenho muito a dizer sobre essa cidade que amo tanto” 



  • Quais são suas perspectivas sobre o futuro de Rincão?


 Acho que a cidade tende a melhorar desde que cada um faça seu papel como cidadão dentro da cidade. 

  • Você pretende construir o seu futuro na cidade? 


Sim, mas tudo despende das oportunidades que me esperam. Como Rincão é uma cidade pequena não há tantas opções no mercado.

  • O que você tem a dizer sobre os habitantes de sua cidade? 


Os habitantes muita das vezes não cumprem o seu trabalho dentro da sociedade. Mas no geral a população vive em sincronia para não gerar um desequilíbrio dentro da cidade. 

  • O que você acha do mercado de trabalho de Rincão?


 Por ser uma cidade relativamente pequena, Rincão não possui um mercado de trabalho tão extensivo e com mais opções como, por exemplo, de uma cidade grande.

  • O que você acha que deveria melhorar na cidade?


 A estrutura em si, muita das vezes tem pouco dinheiro investido em áreas onde podemos notar a situação precária. 

  • Atualmente, você acha que Rincão deveria ter áreas com mais vegetação? Isso melhoraria a cidade?


 Acho que sim, pois as pessoas, hoje em dia, não estão preocupadas com o meio ambiente. Isso melhoraria muito a cidade principalmente em questão de saúde da população, pois o plantio das arvores evitaria riscos de doenças. 

  • Há muita violência na sua cidade?


 Não, é bem raro vermos um acidente ou um ato de violência nas ruas de Rincão.

  • Se você pudesse mudar algo na cidade, o que mudaria? 


Começaria investindo em setores que dependem de melhorias na sua infraestrutura, pois o sistema como funciona a divisão de dinheiro para setores comerciais e sociais é injusto 

A história de Rincão e do distrito do Taquaral

A história de Rincão

O nome Rincão vem da expressão gaucha "Rincón", significa um lugar abrigado por rios, morros ou matas. Os tropeiros gaúchos quem deram esse nome, pois, naquela época, passavam levando os animais para serem vendidos. O lugar onde acampavam era cercado por um córrego e protegido por matas e morros. Hoje, nesse local se situa a fazenda São José Da Cachoeira, sendo que o sítio da atual cidade era chamado de paciência, nome que hoje é dado ao córrego que margeia a zona urbana.
Em 1880 existiam em paciência três casinhas feitas de taipa e barro. Em 1884 saíram alguns comentários de que a Companhia Paulista de Estradas de Ferro iria estender seus trilhos até "Rincón", então os fazendeiros construíram uma vila em paciência, por onde passariam os trilhos dando o nome de Rincão.
Os fundadores de Rincão foram os donos da fazenda paciência. Eram eles: João Caetano Sampaio, Luiz Caetano Sampaio e Francisco Caetano Sampaio. 
Os primeiros abitantes da região foram os guaianazes, de usos e costumes próprios, sedentários e não antropófagos, que aqui construíram suas tabas.
A imigração e a denominação originária do Morro do Spreafico 
Rincão recebeu muitos imigrantes da Itália, da Espanha, da Síria, do Japão, da Russia e etc. Instalaram-se aqui, principalmente na zona rural. 
A família Spreafico de imigrantes Italianos, ficaram com as terras do Morro dos Espreaficos. Instalaram-se no sapé dele, cultivavam as lavouras e criavam animais, era disso que viviam.
Fazenda produtora da época 
Em 1945, a fazenda São José da Cachoeira, atual Fazenda Modelo, era a maior propriedade produtora e criadora de gado leiteiro e de corte. O leite ia para a usina de laticínios da época que se situava no município de Rincão. As culturas eram diversificadas, destacando o plantio de arroz, café, banana, maçã, milho, cana-de-açúcar, laranja. 
Resultado de imagem para rincão sp

Distrito do Taquaral 

Taquaral é um distrito do município de rincão, no interior de SP. Em 2011 sua população era cerca 1500 habitantes, situada no perímetro rural do município.
Em 4 de agosto de 2011, o antigo bairro passou a ser distrito. hoje conta com escolas, postos de saúde, imobiliária, super mercados e igrejas. Sua economia é baseada em olarias, extração de areia e comércio. As águas do Rio Mojiguaçu são o principal atrativo do lugar.

Resultado de imagem para taquaral sp (Estrada para Taquaral)
                                             

                                          FONTE:Site Prefeitura Municipal-Rincão-SP

A cidade de Rincão- Aspectos humanos e geográficos

 ASPECTOS HUMANOS 

População: 10.414 hab.
Densidade demográfica: 32,97 hab/km²
Área total: 315,946 km²
População da área urbana: 81%
População da área rural: 19%


ASPECTOS GEOGRÁFICOS 

Clima: Tropical 
Hidrografia: O Município é totalmente drenado por cursos d´agua da Bacia do Rio Mogi-Guaçú, formando lagoas e trechos de várzeas com aproveito industrial (olarias). Em todo limite norte, o Município é demarcado pelo Rio Mogi-Guaçú, para o qual correm as águas dos afluentes principais (Ribeirão das Guarirobas, Ribeirão Rancho Queimado, Ribeirão da Paciência e Ribeirão das Almas).
Relevo: O relevo do sítio urbano é caracterizado por colinas e planícies, cortados por ribeirões que atravessam a cidade. As formas de relevo do Município de Rincão alongam-se para o Norte, perdendo altitude para o Vale do Rio Mogi-Guaçu. São chapadões, morros e espigões do planalto ocidental, entrecortados por vales abertos pelos cursos d´agua afluentes daquele rio.

                     FONTE: Site Prefeitura Municipal-Rincão-SP

Introdução

 Olá caros internautas.
 Está página foi criada para realizar o trabalho de português onde temos o objetivo de compartilhar lendas, pontos turísticos e coisas que a cidade tem a oferecer.
 Uma boa leitura a todos