A história de Rincão
O nome Rincão vem da expressão gaucha "Rincón", significa um lugar abrigado por rios, morros ou matas. Os tropeiros gaúchos quem deram esse nome, pois, naquela época, passavam levando os animais para serem vendidos. O lugar onde acampavam era cercado por um córrego e protegido por matas e morros. Hoje, nesse local se situa a fazenda São José Da Cachoeira, sendo que o sítio da atual cidade era chamado de paciência, nome que hoje é dado ao córrego que margeia a zona urbana.
Em 1880 existiam em paciência três casinhas feitas de taipa e barro. Em 1884 saíram alguns comentários de que a Companhia Paulista de Estradas de Ferro iria estender seus trilhos até "Rincón", então os fazendeiros construíram uma vila em paciência, por onde passariam os trilhos dando o nome de Rincão.
Os fundadores de Rincão foram os donos da fazenda paciência. Eram eles: João Caetano Sampaio, Luiz Caetano Sampaio e Francisco Caetano Sampaio.
Os primeiros abitantes da região foram os guaianazes, de usos e costumes próprios, sedentários e não antropófagos, que aqui construíram suas tabas.
A imigração e a denominação originária do Morro do Spreafico
Rincão recebeu muitos imigrantes da Itália, da Espanha, da Síria, do Japão, da Russia e etc. Instalaram-se aqui, principalmente na zona rural.
A família Spreafico de imigrantes Italianos, ficaram com as terras do Morro dos Espreaficos. Instalaram-se no sapé dele, cultivavam as lavouras e criavam animais, era disso que viviam.
Fazenda produtora da época
Em 1945, a fazenda São José da Cachoeira, atual Fazenda Modelo, era a maior propriedade produtora e criadora de gado leiteiro e de corte. O leite ia para a usina de laticínios da época que se situava no município de Rincão. As culturas eram diversificadas, destacando o plantio de arroz, café, banana, maçã, milho, cana-de-açúcar, laranja.


Distrito do Taquaral
Taquaral é um distrito do município de rincão, no interior de SP. Em 2011 sua população era cerca 1500 habitantes, situada no perímetro rural do município.
Em 4 de agosto de 2011, o antigo bairro passou a ser distrito. hoje conta com escolas, postos de saúde, imobiliária, super mercados e igrejas. Sua economia é baseada em olarias, extração de areia e comércio. As águas do Rio Mojiguaçu são o principal atrativo do lugar.
(Estrada para Taquaral)FONTE:Site Prefeitura Municipal-Rincão-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário